Centro de Atendimento ao Turista em Porto Velho

Bem-Vindo: Informações sobre a cultura, história, gastronomia e turismo na cidade de Porto Velho.

Porto Velho é um município brasileiro e capital do estado de Rondônia. Situada na margem à leste do Rio Madeira, na Região Norte do Brasil. Foi fundada pela empresa americana Madeira Mamoré Railway Company em 4 de julho de 1907, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, comandada pelo magnata norte-americano Percival Farquhar.

Em 2 de outubro de 1914 foi legalmente criada como um município do Amazonas, transformando-se em capital do estado de Rondônia em 1943, quando criou-se o Território Federal do Guaporé. 9 Com uma população de 494 013 habitantes (Estimativa IBGE 2013), é o município mais populoso do estado de Rondônia, o quarto mais populoso da Região Norte, atrás de Manaus, Belém e Ananindeua, e o mais populoso município da Região fora do eixo Amazonas-Pará.

Entre todos os municípios brasileiros, é o 45° mais populoso em 2013, figurando no mesmo ano como a 21ª capital estadual do país com mais habitantes. Se destaca também por ser a capital brasileira com maior área territorial, extendendo-se por pouco mais de 34 mil km² (sendo mais extenso que países como Bélgica e Israel), sendo também o mais populoso município fronteiriço do Brasil (e a única capital inserida nesse contexto), além de ser, ao lado de Rio Branco e Teresina, a única capital estadual que faz fronteira com municípios de outro estado.

É a única capital estadual que faz fronteira com outro país, a Bolívia.Em termos econômicos, a cidade detém o quarto maior PIB da Região Norte, depois de Manaus, Belém e Parauapebas, além de ser atualmente a capital estadual que mais cresce economicamente no país, com crescimento do PIB em 30,2% no ano de 2009. Em 2010, o PIB de Porto Velho foi estimado em R$7,5 bilhões, segundo o IBGE, respondendo por cerca de 1/3 do PIB de Rondônia naquele anos.

O Clima e a Comidas Típicas

O clima é quente e como quase em todo o norte, isso se mantém durante todo o ano. Rondônia é visitada por brasileiros todos os anos, por ter uma forte influência cultural, dando lugar a toda a história indígena de todos os séculos. Seu povo é hospitaleiro e de traços fortes e bonitos.

A comida típica de Porto Velho, é única e bastante saborosa. O bolo de macaxeira, o pato no tucupi, o filé de peixe dourado frito e a pamonha de milho verde são os principais pratos porto-velhenses. Como o Brasil é muito grande e suas culturas e comidas mudam muito de um lugar para o outro, vale sempre a pena visitar todos os cantinhos do país. Você provavelmente irá se deparar com uma vida totalmente diferente da sua, mas ainda assim, bem brasileira. A comida deliciosa atrai milhares de turistas a Porto Velho durante o ano todo.

Centros de Atendimento ao Turista (CATs)

São espaços direcionados para esclarecimento de informações sobre a cidade aos turistas. No local, é possível adquirir mapas. Em todas as unidades, há atendimento bilíngue.

Confira onde encontrar um CAT:

CAT Aeroporto

Localização: Av. Gov. Jorge Teixeira, S/N – Aeroporto, Porto Velho – RO – CEP: 76803-970
Horário de funcionamento: Aberto 24hrs

CAT Porto Velho Shopping

Localização: Av. Rio Madeira, 3288 – Flodoaldo Pontes Pinto, Porto Velho – RO – CEP: 76820-408
Horário de funcionamento: Das 10 às 22 horas.